Sigilo profissional e a nova geração

02/12/2024

As gerações Y e Z já são coisa do passado. Agora, a onda é da geração Milenium, pessoas nascidas a partir do ano 2000, com fácil acesso à informação, dependentes de smartphones e redes wi-fi, desapegadas do paradigma do papel e com grande necessidade de exposição da vida pessoal através da internet, especialmente das redes sociais.

Entretanto, a sociedade deve dar especial atenção às pessoas da geração Milenium, pois o incontrolável crescimento do acesso à internet não permitiu que as famílias e empresas criassem a estrutura necessária para educar os novos usuários para utilização ética, segura e legal da tecnologia, o que, muitas vezes, pode colocar referidas instituições em situação de risco.

E se você acha que esta questão não é séria, imagine a seguinte situação: um funcionário da Coca Cola, com um smartphone em mãos, resolve fotografar e publicar a fórmula secreta do refrigerante em sua rede social, a fim de demonstrar para seus amigos que possui grande influência e relevância dentro da empresa, vez que tem acesso a informações confidenciais. Já pensou no tamanho do problema que este funcionário e empresa terão?

Imagine ainda: um estagiário avisa seus amigos através do Whatsapp que a empresa que trabalha está prestes a ser comprada por outra de grande renome no mercado, o que, sem dúvida alguma, elevará o valor de suas ações no mercado. É melhor nem pensar no tamanho do prejuízo que esta empresa terá com o vazamento de informações privilegiadas junto ao mercado de ações, não é mesmo?

Para o último exemplo apresentado, somente para conhecimento, a Lei n° 6.385/76, que trata do mercado de valores mobiliários e cria a Comissão de Valores Mobiliários ? CVM, impõe para aqueles que revelam ou utilizam-se de informações relevantes ainda não divulgadas pena reclusão de 1 (um) a 5 (cinco) anos e multa, de até 3 (três) vezes o montante do dano financeiro causado.

Por tudo isso, as empresas devem destinar atenção especial à educação continuada de todos aqueles que fazem uso da internet, especialmente dos jovens da nova geração, adotando políticas de segurança da informação, atualizando os contratos de trabalho de seus funcionários, aplicando regras claras de "compliance", implantando ferramentas de monitoramento e proteção, etc.

A adoção de todas estas medidas não são simples, mas com toda certeza aumentarão a segurança patrimonial e reputação da empresa, a cultura interna de utilização ética, segura e legal da tecnologia, bem como garantirão, tanto para o empregado quanto para o empregador, maior tranquilidade na relação de emprego.

Desejo mais informações



    Agende sua consulta hoje mesmo, estamos
    prontos para atendê-lo!

    Receba nossa newsletter

      Copyright © 2023 Jaime Rodrigues Advogados. Todos os direitos reservados.